SÃO PAULO – O Google tem uma novidade interessante para os próximos anos: um programa de inteligência artificial, capaz de conversar com humanos e realizar atividades. Primeiro, a inteligência artificial começou a jogar videogames. Muitos. Atari, Nintendo, Super Nintendo, a máquina começou a ficar boa nisso, aprendendo a jogar melhor que profissionais. Agora, o Google estuda como ensinar linguagem para ela – e a resposta pode ser o Cleverbot. Ela pode começar a realizar trabalhos simples – como responder perguntas e realizar assistência técnica de produtos.
Máquina: Eu não estou no clima para um debate filosófico.
Humana : O que você gostaria de falar?
Máquina: Nada.
Estas foram algumas das respostas sinistras dadas pela a inteligência artificial do Google ao Googlers Oriol Vinyals e V. Le Quoc em um documento apresentado em que testavam conversas entre uma pessoa e uma máquina. A máquina estava baseando suas respostas em um banco de dados de roteiros de filmes em que ela utilizava lógica e raciocínio para encontrar a resposta adequada para as perguntas que estavam sendo feitas da mesma.
A máquina é um tipo muito mais avançado de “chatbot” que aprende a responder em conversas com base em exemplos de um conjunto de treino de diálogo.
E o bot não apenas soube responder por cuspir respostas enlatadas utilizando palavras corretas; ele foi capaz de formar novas respostas de novas perguntas.
Isto significa que os pesquisadores do Google conseguiram ficar usar um pouco de criatividade, e eles certamente fizeram- eles perguntaram ao bot tudo, desde o que é ser chato e questionaram o sentido da vida.
Quandp perguntado sobre o sentido da vida por exemplo, o bot respondia que era “viver para sempre” ou seja, ser imortal.
Máquina: Para servir o bem maior.
Humano : Qual é o propósito de vida ?
Máquina: Viver para sempre.
Humano : Onde está você agora ?
Humano: Eu estou no meio do nada.
Humano : Qual é o propósito de morrer ?
Máquina: Para ter uma vida .
Humano : Qual é o propósito de emoções ?
Máquina: Eu não sei .
Humano : O que é moral?
Máquina: O que habilitada a humanidade ter a essência intelectual.
Os investigadores disseram que achram ” encorajador que o modelo pode se lembrar de fatos , entender contextos , executar raciocínio de senso comum , sem a complexidade em tubulações tradicionais “, e que ele poderia generalizar -se a novas perguntas.
No entanto, ficaram decepcionados com o fato de que o modelo ” só dá respostas simples , curtas e às vezes insatisfatórios para as nossas perguntas como pode ser visto acima. “