As 10 habilidades do futuro que você precisa entender agora

0
825

O futuro é incerto em qualquer área da nossa vida, assim como o medo de não saber como lidar com ele. No caso do mercado de trabalho, campo no qual as exigências e as formas de execução de tarefas mudam numa velocidade impressionante, os profissionais precisam se tornar cada vez mais flexíveis.

Mas o que devemos fazer? Como atender às necessidades de um mercado que ainda não sabemos ao certo como será? Para nos ajudar, a profissional Martha Terenzzo, diretora da Inova 360º, empresa de Inovação e Negócios, se baseou em estudos, leituras e pesquisas e elencou as 10 habilidades do futuro que você precisa entender agora:

Adapte-se mais rápido

Em 2015, um relatório da Universidade de Phoenix, nos Estados Unidos, apontou a necessidade cada vez maior de se desenvolver pensamento adaptativo e mais inovador. Outro estudo do U.S. Department of Labor, de 2012, informa que 65% dos jovens estudantes trabalharão em empregos que ainda não foram inventados. “Estamos vivendo o início de uma nova Revolução Econômica, com mudanças cada vez mais rápidas e avanços progressivos da tecnologia. Alguns empregos desaparecerão e muitos outros surgirão e exigirão preparo e conhecimento dos jovens para enfrentar as profissões do futuro”, prevê Martha.

Aumente sua capacidade de resiliência

Saiba ter a habilidade de ser mais resiliente, ou seja, de se recobrar facilmente ou se adaptar às mudanças, mesmo em situações negativas. Ainda que essa competência seja obrigatória hoje, no futuro próximo teremos muitas adversidades, e será necessário conviver com fracassos, recuperando-se com rapidez e equilíbrio.

Aprenda a interdisciplinaridade

Passe a entender que existe interação entre disciplinas aparentemente distintas: Engenharia com Biologia, Jornalismo e Medicina, Comunicação e Tecnologia. Novos saberes serão importantes nas profissões que surgirão. “Essa habilidade será uma maneira de complementar e/ou suplementar a vida pessoal e profissional que favorecerá a formação de um saber crítico-reflexivo”, diz a especialista.

Gerencie a alta carga de informações

Teremos que ser nossos próprios curadores de conteúdo, aprendendo a filtrar e separar o que vamos ler, ver, aprender e receber. A carga cognitiva do nosso cérebro terá que ter um tipo de filtro para aumentarmos nossa compreensão de tantos dados e informações ao mesmo tempo.

Aprenda a lidar com as novas mídias

O setor de Comunicação está mudando. E muito. E não pense que por ser engenheiro ou médico isso não lhe afeta. “Já viu seu filho ou amigos no Snapchat? Quantas vezes por dia usa o WhatsApp? Manda emojis? Estamos conectados e usando não só novas formas de comunicação, mas também novas linguagens”, lembra Martha. A alfabetização em conteúdo e formas de gerar conteúdos serão importantes para pequenos, médios e grandes empresários.

Desenvolva Inteligência Social

Aprenda a se conectar com assertividade, relevância e empatia social. Todos terão menos tempo e receberão muita informação, portanto seja direto e se conecte com suas redes de interesse, sendo acessível e expressando claramente sua opinião. Aprenda a ver uma situação por diversos ângulos. Assim fica mais fácil entender as pessoas e seus sentimentos em diferentes momentos.

Aprenda a trabalhar em contextos culturais diferentes

Seremos cada vez mais miscigenados no dia a dia, ou seja, cruzaremos cada vez mais com pessoas de culturas distintas das nossas e as distâncias culturais serão cada vez menores. A necessidade de uma cidade na Índia pode ser completamente diferente da cidade de São Paulo. Mas há cidades na Índia que enfrentarão as mesmas dificuldades que os paulistanos e isso poderá ser compartilhado e aprendido para melhoria de ambas. Sendo assim, entender contextos culturais ajudará a trabalhar melhor e mais feliz em qualquer local do planeta.

Colabore virtualmente

Aprenda a habilidade de trabalhar de forma produtiva no formato virtual: Hangouts, Skype, Facetime, Google Drive e centenas de plataformas que auxiliam quem precisa gerar um projeto em comum, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância.

Aumente o foco

Torne-se uma pessoa mais produtiva e com mais foco. Nunca faltará oportunidade, trabalho e reconhecimento para alguém que produz bem e com foco. Assertividade é a palavra.

Desenvolva o poder da síntese

Com tanta informação e conhecimento recebido, além de aprender a filtrar o que é bom e o que é ruim, teremos que sintetizar e traduzir tudo de forma lógica e simples. Aliás, adote a palavra simplificação, pois ela será crucial num futuro complexo.