Aço chinês
Em sua apresentação no Congresso Brasileiro do Aço, o vice-presidente da Usiminas, Sergio Leite, disse ontem que é preciso que o Brasil tome alguma medida para enfrentar a entrada de aço chinês, que chega aqui de forma direta ou indireta. Segundo Leite, nos últimos 10 anos a importação de aço indireto quadruplicou. Ele reforça a necessidade de uma ação integrada de toda a cadeia produtiva do aço. Sérgio também assinalou que a China representa hoje uma fonte de concorrência desleal, fato que tem, até mesmo, afetado os empregos da cadeia no Brasil.

Laminador desativado
A ArcelorMittal deve desativar o terceiro laminador da usina de João Monlevade, que está ainda fase de testes. Com capacidade para 1,1 milhão de toneladas por ano, o equipamento recebeu aportes de US$ 275 milhões em 2013, visando à ampliação da capacidade produtiva da unidade. A medida ocorre no momento em que o setor siderúrgico nacional vive a pior fase de sua história, registrando, inclusive, índices inferiores aos da crise de 2008. O grupo siderúrgico possui 10 laminadores em atividade no país e no próximo mês será desativado o da usina de Piracicaba, em São Paulo. A capacidade produtiva do equipamento é de 500 mil toneladas/ano.
Brasil desacreditado
O Fundo Monetário Internacional (FMI) atribuiu a “fatores internos” a perda de confiança que levou à queda dos investimentos privados e do consumo no Brasil. Em relatório, o FMI destacou que o PIB real do país encolheu nos três primeiros meses do ano e que dados preliminares do segundo trimestre indicam uma nova deterioração, inclusive no mercado de trabalho, com a inflação mantendo-se incomodamente alta. Na última semana, o FMI previu uma retração de 1,5% para a economia brasileira.
Lava-Jato
O ex-ministro José Dirceu implora para não ser preso. Investigado pela Operação Lava-Jato, Dirceu protocolou pedido ao juiz federal Sérgio Moro para que não decrete a sua prisão. Na petição, o ex-ministro argumenta que vive a angústia e o suplício da expectativa de ser preso, e já com seus 70 anos, rotulado indelevelmente de inimigo público, não aguenta mais a situação. O ex-ministro foi alvo de mais uma acusação. O empresário Júlio Camargo, da Toyo Setal, afirmou à Justiça que pagou R$4 milhões a Dirceu.

Carangos
O Clube do Fusca Vale do Aço reúne os simpatizantes de fusquinhas e carangos no próximo domingo (19), a partir das 9h30, no estacionamento da Choperia Cariru, próxima à portaria 1 da Usiminas, no Bairro Cariru, em Ipatinga. O encontro está aberto a todos os tipos de veículos antigos.
Qualificação
Referência em qualificação e treinamentos voltados para a trabalhabilidade de inox, o Instituto do Inox, mantido pela Fundação Aperam Acesita, vai abrir inscrições entre os próximos dias 27 a 30, para o curso de aperfeiçoamento de mão de obra “Soldagem TIG” e “Trabalhabilidade do Aço Inox – TBI”, em Timóteo. Podem participar pessoas com idade igual ou acima de 18 anos. Melhores informações: (31) 3848-3967 ou no site www.institutodoinox.com.br.

