Coluna William Saliba – 17/08/2015

0
1093
O diretor da Agência de Desenvolvimento de Ipatinga, Elísio Cacildo Vieira e Elma

BACIA DO RIO DOCE PODERÁ TER RACIONAMENTO

A situação do Rio Doce será avaliada pela Agência Nacional de Águas (ANA), que convocou reunião com representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema-ES) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce para amanhã, em Vitória. Até o momento, não há qualquer restrição imposta pela ANA para uso das águas do Rio Doce. Contudo, em função da estiagem histórica vivida pela região desde 2012 e das baixas vazões já aferidas em 2015 – as menores já registradas na série histórica – os órgãos gestores federal e estaduais têm se reunido para avaliar a situação hídrica da bacia hidrográfica e otimizar a tomada de decisão a respeito do cumprimento da legislação em vigor.

As águas do Rio Doce não atingem mais o mar em sua foz, no ES
As águas do Rio Doce não atingem mais o mar em sua foz, no ES (Crédito: Estado de Minas)

FHC sugere renúncia

Para o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso se a presidente Dilma Rousseff não for capaz de admitir erros ou renunciar, o país assistirá “à desarticulação crescente do governo e do Congresso”. Hoje, em sua página pessoal no Facebook, Fernando Henrique disse que as manifestações de ontem (16), demonstram a “persistência do sentimento popular de que o governo, embora legal, é ilegítimo”. Ainda de acordo com o ex-presidente, falta ao governo “a base moral que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo”. Fernando Henrique encerra o texto afirmando que se Dilma não renunciar ou admitir seus erros, em algum momento um líder com força moral dirá, como o fez Ulysses Guimarães a Fernando Collor: ‘você pensa que é presidente, mas já não é mais’.

O diretor da Agência de Desenvolvimento de Ipatinga, Elísio Cacildo Vieira e Elma
O diretor da Agência de Desenvolvimento de Ipatinga, Elísio Cacildo Vieira e Elma

InterCement lança instituto

Acontece nesta quarta-feira (19), às 19h, no auditório do Sest Senat, em Santana do Paraíso, o lançamento, no Vale do Aço, do Instituto InterCement, que promoverá o aprofundamento das relações da multinacional InterCement na comunidade regional. A InterCement, holding para os negócios do cimento do Grupo Camargo Corrêa, tem 40 plantas distribuídas em oito países de três continentes (Brasil, África do Sul, Argentina, Cabo Verde, Egito, Moçambique, Paraguai e Portugal). No Brasil, há 16 unidades produtivas, sendo uma no Distrito Industrial de Santana do Paraíso.

Cinedocumenta abre inscrições

Estão abertas as inscrições para os filmes que vão compor a programação da Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga, que será realizado, de 28 de outubro a 1º de novembro. Em sua 11ª edição, a mostra terá o meio ambiente como tema em 2015. A inscrição é gratuita e deverá ser feita até o próximo dia 18 de setembro, no site oficial da Mostra: www.cinedocumenta.com.br. Segundo o idealizador e realizador da Cinedocumenta, Éderson Caldas, a divulgação da lista de trabalhos audiovisuais selecionados deve ser feita até o mês de outubro. Os filmes selecionados serão exibidos no Teatro do Centro Cultural Usiminas e na Escola Municipal Altina Gonçalves (Ipatinga); Comunidade Achado dos Pretos (Santana do Paraíso); Comunidade do Bagre (Belo Oriente); Brauninhas, Cachoeira Escura e Belo Oriente. A Cinedocumenta conta com o patrocínio da Cenibra e apoio do Ministério da Cultura e das prefeituras de Ipatinga e Belo Oriente.

Além do Centro Cultural Usiminas, Cinedocumenta leva o cinema a escolas e comunidades de Ipatinga e Belo Oriente
Além do Centro Cultural Usiminas, Cinedocumenta leva o cinema a escolas e comunidades de Ipatinga e Belo Oriente

Usipa é vice no judô

A equipe CRT/Pitágoras/Usipa conquistou durante o fim de semana o título de vice-campeã do Campeonato Mineiro Sub-13 de Judô. O torneio foi realizado em Belo Horizonte e reuniu mais de 130 atletas de 17 clubes de Minas Gerais, nas categorias Sub-13 e Sênior.