Frio polar deixa Nova York e estados da Nova Inglaterra em alerta com temperaturas de até -30°C

0
582
Ice covers the street and cross walk sign as Ann Arbor firefighters work to put out a fire that engulfed Happy's Pizza in Ann Arbor, Mich., on Tuesday, Jan. 7, 2014.

Nova York – O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, alertou a população nesta quinta-feira (11) para a chegada de uma onda de frio com temperaturas de até -30°C de sensação térmica para este fim de semana.

“Quero que todos os nova-iorquinos saibam que vamos experimentar um extraordinário clima frio nos próximos dias. As temperaturas vão começar a cair esta noite”, afirmou De Blasio, em entrevista coletiva.

“O pior virá na noite de sábado (13) para domingo (14). Esse será o momento de mais frio. Prevemos que as temperaturas vão cair ao redor de zero no domingo cedo pela manhã .

Com o efeito do vento incluído, esperamos temperaturas que podem ser de até -30°C no domingo de manhã”, acrescentou.

“É algo que experimentamos muito raramente”, continuou o prefeito, afirmando que as condições meteorológicas “podem ser uma ameaça para a vida” e, por isso, devem ser levadas “muito a sério”.

O fenômeno também afetará vários estados da costa leste dos Estados Unidos, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) americano, como Massachusetts, Rhode Island, Connecticut e Vermont.

Em Massachusetts, apenas a região de Cape Cod está fora do alerta. Na sexta(12), os termômetros vão marcar máxima de -4°C, e mínima de -9°C. No sábado, o frio deve ser ainda maior, com temperaturas negativas de até -16°C graus.

Com o vento, os meteorologistas americanos usam a expressão do “windshield factor”, que seria a temperatura sentida no vidro de um carro em movimento. Considerando os ventos, a sensação de frio pode chegar a -33°C em Boston.

As autoridades recomendam uma série de cuidados a serem tomados na pasagem do frio congelante.

– Cheque a situação dos vizinhos idosos;

– Cheque o nível de combustível do aquecedor (óleo ou gás);

– Caso a casa perca o aquecimento cobra cômodos sem uso com colchas e toalhas;

– Vista-se com várias camadas de roupas;

– Evite atividades do lado de fora;

– Marcas na pele, frieira, perda da sensação nas pontas dos dedos podem ser sintomas da friagem;

– Mantenha o tanque no veículo abastecido pelo menos na metade para evitar o congelamento do combustível;

– Tenha baterias extra em casa;

– Tenha certeza que os canos de casa não congelaram;

– Mantenha telefones celulares carregados;

– Mantenha animais de estimação dentro de casa.