Podemos notar a evolução do modo de trabalho no capitalismo. Quando crises aparecem, soluções vêm à tona. Um exemplo são as chamadas startup ou startups. Usado há um tempo nos Estados Unidos, o termo chegou no Brasil e se espalhou pelo mundo. Aqui, as primeiras empresas a seguir este modelo começou aparecer no começo do século XXI. O termo startup significa, basicamente, um grupo de pessoas trabalhando em um negócio pequeno e inicial mas outras pessoas consideram como uma empresa de baixo custo.
O ambiente de incerteza econômica fala tanto em investimento para startups – sem capital de risco, porque é difícil buscar um modelo de negócio, que representa a forma como a empresa gera valor para os clientes. Este tipo de empresa está mais presente na internet por causa de seu investimento inicial, no entanto, não impede de crescer em empresas físicas.
Empresas startups buscam a inovação em qualquer área, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível. Ser escalável significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios e que os custos cresçam de modo lento. O que quer dizer, uma margem seja cada vez maior e gerando cada vez mais riqueza.
A vantagem de iniciar sua carreira em uma startup é a possibilidade das ideias transformarem em projetos mais rápido. Com este ambiente, há grandes possibilidades de desenvolver laços com as pessoas que trabalha, já que são grupos pequenos, compartilhando experiências, opiniões e conhecimentos.
É ideal para pessoas que tem criatividade e gostam de desafios. Você toma decisões no departamento que estiver, isso faz desenvolver uma responsabilidade e confiança. Ficou interessado? Tem mais algumas qualidades relevantes.
Normalmente, as pessoas que trabalham ou fazem estágios em uma startup, estão em suas primeiras carreiras no mercado.
fonte: Informativo Acadêmico