Prefeitura de Ipatinga assume a manutenção da iluminação pública

0
582

Serviço era realizado pela Cemig; agora passa para administração municipal.
Município contratou uma empresa terceirizada para a prestação do serviço.

Oito meses depois do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para que a iluminação pública passasse a ser de responsabilidade do município, a Prefeitura de Ipatinga assumiu nessa quinta-feira (10) o Sistema de Gestão de Manutenção de Iluminação Pública.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Samuel José Gomes, o atraso ocorreu devido aos tramites do processo de licitação. “Desde a resolução em 2013, o município vem realizando licitações para conseguir uma empresa terceirizada para assumir o serviço, mas o atraso ocorreu em virtude das questões administrativas de cada processo. Por força de uma liminar conseguimos que a Cemig continuasse a prestar o serviço até que a empresa fosse contratada, e a população não ficasse prejudicada” explicou.

O secretário explicou que já contratou a empresa para prestar o serviço. O valor pago pela administração será de R$ 4 reais por mês por cada ponto de iluminação, totalizando R$ 95 mil a cada 30 dias.

“Lembrando que só assumimos o serviço de iluminação pública. Todos os demais serviços, como queda de energia, problema com transformador, poste quebrado, e outros, continuam de responsabilidade da Cemig.Trabalharemos com quatro equipes fazendo rondas, para que o serviço prestado seja até melhor que anteriormente”, disse.

Mundança
Desde 2013, a Cemig, junto com o governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), vem orientando os representantes de municípios e associações a respeito da transferência de ativos de iluminação pública para as prefeituras.

O prazo para as prefeituras de todo o país adequarem a transferência dos ativos de iluminação pública era até dezembro de 2014. Segundo o Superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição da Cemig, Carlos Augusto Reis de Oliveira, cerca de 80% dos municípios mineiros optaram pela formação de consórcio que poderão assumir a iluminação, e a manutenção será realizada pelas próprias prefeituras.

Usuários
Estão disponíveis para a população, um número de telefone para facilitar o atendimento e a demanda: 3829-8080. O contato por telefone deve ser feito de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h.

Já no site da prefeitura, está disponível um link especial do programa “Ipatinga Luz”, para que os moradores possam cadastrar as solicitações.

A demanda é registrada pela empresa contratada para realizar a manutenção e a Prefeitura fará a verificação do serviço. O prazo estipulado para execução dos serviços é de até 96 horas, a contar do registro do protocolo de solicitação.